Lagartos da Flórida

 Você sabia que a Flórida abriga 49 espécies de lagartos?

Com certeza você já deve ter visto no seu jardim ou na sua casa esses simpáticos lagartos de várias cores. Nem todo mundo tem simpatia, por eles, eu acho lindo, principalmente esse verde que nunca tinha visto no Brasil.

Lagartos, lagartixas e skinks podem ser encontrados em toda a Flórida. A Flórida abriga 15 espécies de lagartos nativos e 34 espécies exóticas. Nas fotos, nós temos o ANOLE VERDE, o ANOLE MARROM e o SKIN DE 5 LINHAS COMUM, que é o de calda azul, por sinal, muito lindinho.

Interessante que os anoles verdes podem ficar marrons (quando sentem frio), mas os anoles marrons, não podem ficar verdes! Essa parte vermelha que você pode observar na foto, se chama leque de garganta, eles usam para duas finalidades: Uma é para reprodução, mostrando sua intenção para as fêmeas e a outra é para dizer aos outros machos que eles entraram em sua área.

Não há necessidade de se preocupar com estes lagartos, pois eles não são prejudiciais para os humanos ou seus animais de estimação. Na verdade, se você viu esses bichinhos em seu quintal ou em sua casa, provavelmente você não está usando pesticidas que podem prejudicá-los.

Eles se alimentam de insetos e de frutas como maçãs, morangos, melão, enfim… e se criados em cativeiro eles podem durar até 6 anos de vida, mas os selvagens, raramente vivem até 3 anos. Já o de calda azul, pode viver de 5 a 10 anos, tem praticamente as mesmas características dos anoles sendo que eles gostam de viver em lugares úmidos. Se ele se encontrar com algum predador, ele solta sua linda calda azul e procura um abrigo para escapar da morte.

E é isso, eu particularmente, amo esses bichinhos porque eles comem BARATAS e eu tenho pavor de baratas! Por favor, se encontrarem algum desses lagartos não matem os bichinhos, eles são importantes para a natureza como toda espécie animal que Deus criou e deixou para nós!

 

 

 Texto e fotos: Luciene Henriques
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend