Mudança de status F-1 negada

Se você está nos Estados Unidos como turista (com visto B-2), é possível alterar seu status para estudante F-1, enviando uma solicitação ao U.S. Citizen and Immigration Services (USCIS). No entanto, não há garantia da aprovação dessa solicitação. Você terá que demonstrar para a USCIS que entrou no país sem uma “intenção pré-estabelecida de estudar” e que atende a todos os outros requisitos legais para alterar seu status. Isso pode ser difícil para muitas pessoas. Se sua solicitação for negada, você será exigido a deixar os Estados Unidos ou mesmo colocado em processo de remoção.

O que sempre digo aos meus clientes é o seguinte: se você pretende estudar, sua melhor opção é chegar aos EUA com um visto F1. Se você estiver nos Estados Unidos com um visto B2, deve considerar deixar os EUA e solicitar um visto F-1 em seu país de origem.

O que significa “intenção pré-estabelecida de estudar”

O visto de visitante B-2 destina-se apenas a não-imigrantes que desejam viajar aos Estados Unidos temporariamente para lazer, turismo ou tratamento médico. Embora isso possa incluir um curso de curta duração de natureza recreativa, não pode incluir o estudo do curso que contará como crédito para um diploma.

Infelizmente, muitos estrangeiros que já têm um visto B-2 em seu passaporte presumem que podem usá-lo para entrar nos Estados Unidos, mesmo quando a intenção é estudar. A suposição comum é que eles podem simplesmente apresentar uma solicitação de mudança de status, uma vez aceitos em um programa acadêmico. Essa mentalidade é geralmente referida como uma intenção pré-estabelecida de estudar. Essa intenção pré-estabelecida entra em conflito com o propósito do visto B-2. Se a USCIS tiver motivos para acreditar que você tinha uma intenção pré-estabelecida de estudar quando usou seu visto B-2 para entrar nos Estados Unidos, seu pedido de mudança de status provavelmente será negado.

Só você sabe qual era sua verdadeira intenção quando entrou nos Estados Unidos. Se você teve uma intenção pré-estabelecida de estudar, você deve evitar o pedido de mudança de status e viajar para casa para solicitar o visto F-1 no consulado dos EUA no exterior com um novo pedido DS-160.

Se você não tinha uma intenção pré-estabelecida de estudar, você precisará documentar as circunstâncias que levaram à sua decisão de seguir um programa acadêmico depois de entrar no país. Você também pode ter que escrever uma declaração juramentada explicando as circunstâncias. Lembre-se de que a intenção preestabelecida é mais difícil de demonstrar se você fez contato com sua instituição acadêmica logo após sua chegada.

Solicitando uma mudança de status: B-2 para F-1

Se você acredita que será capaz de demonstrar que sua intenção de estudar surgiu somente depois que você entrou nos EUA, aqui está como se inscrever para uma mudança de status.

Você deve enviar o Formulário I-539 para estender / alterar o status de não imigrante ao USCIS, por correio. A aplicação do I-539 deve incluir documentos que comprovem que você é elegível para o status F-1. Esta documentação deve incluir, mas não se limita, ao seguinte:

  • Formulário I-20 emitido pela instituição acadêmica que você irá cursar.
  • Prova de ativos líquidos para cobrir suas despesas estimadas de educação e vida, e
  • Prova de que você tem laços significativos com seu país de origem e retornará para lá assim que concluir o programa acadêmico.

Ao preparar a aplicação do I-539, considere o fato de que você deve manter seu status de visitante B-2 no momento da inscrição. Pode ser necessário enviar outra aplicação para estender sua estadia com visto B-2. O USCIS também irá pesquisar evidências de sua intenção quando você entrou nos Estados Unidos para garantir que era consistente com o propósito do visto B-2. Inclua qualquer evidência que você tenha para contrariar a suposição de uma intenção preestabelecida.

Solicitando um visto de estudante fora dos Estados Unidos

Se você está preocupado em não conseguir entrar com um pedido de mudança de status e ter sucesso, ou se seu pedido de mudança de status for negado, você pode deixar os Estados Unidos e solicitar seu visto F-1 em seu país de origem.

Inscrever-se fora dos Estados Unidos tem suas vantagens. Você não precisa se preocupar com a intenção pré-estabelecida, e o processo de inscrição geralmente é mais rápido do que os tempos de processamento do USCIS para a alteração de status.

E SE MINHA MUDANÇA DE STATUS FOR NEGADA?

Se sua mudança de status for negada, você receberá uma carta do USCIS informando que deve deixar os Estados Unidos. Não há como fazer um apelo da negação de um pedido de Mudança de Status para o status de aluno F-1. No entanto, um advogado pode ajudá-lo a solicitar que sua aplicação seja reconsiderada. O advogado precisará argumentar que o USCIS aplicou incorretamente a lei aos fatos em seu requerimento original – esse não é um argumento fácil de fazer a menos que um erro óbvio tenha ocorrido.

Se você decidir solicitar novamente um visto de estudante no exterior, a principal questão será: você pode corrigir o problema subjacente que levou à primeira negação? Se o problema tiver a ver com sua elegibilidade básica, como ter dinheiro suficiente para cobrir sua estadia ou se vai voltar para casa depois, você poderá consertá-lo.

Consequências de longo prazo se sua solicitação de alteração de status for negada

Ter um visto ou pedido de Mudança de Status negado pode ter consequências de longo prazo para suas visitas ou eventual imigração para os Estados Unidos. O governo dos EUA manterá um registro da negação do seu visto. Se houve fraude ou eles descobriram que você era inadmissível por algum outro motivo, essa negação pode afetar seus pedidos de visto no futuro.

No mínimo, ter um pedido negado significará que o governo dos Estados Unidos analisará seriamente qualquer outro pedido de imigração que você fizer. As autoridades de imigração podem considerar essa negação ao tomar outras decisões sobre um visto para você, não importa há quanto tempo a negação aconteceu. Se mais tarde você tentar esconder a negação e for pego, isso provavelmente destruirá suas chances de obter um visto para os EUA ou outro benefício de imigração.

Você deve sempre consultar um advogado de imigração antes de enviar qualquer pedido ao USCIS.

Ingrid Perez é advogada de imigração da Terra Immigration Partners, localizada em Orlando, Florida.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

    Recommended Posts

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend